Adufeiras no lançamento do livro "O Personagem na Obra de José Marmelo e Silva"

O lançamento do livro “O Personagem na Obra de José Marmelo e Silva” editado por Arnaldo Saraiva e a musicalidade das Adufeiras da Casa do Povo do Paul, fizeram a simbiose de mais uma evocação deste escritor paulense no auditório da Biblioteca Central da UBI.
José Antunes Marmelo e Silva, nasceu no Paul a 7 de Maio de 1911. Estudou no seminário do Fundão de onde é expulso por umas graçolas feitas a umas raparigas, continua os estudos nas escolas secundárias da Covilhã e Castelo Branco, até que se licencia em Filologia Clássica, passando pelas universidades de Coimbra e de Lisboa. Acaba por fixar residência em Espinho, em cuja escola secundária leccionou e é aqui que em 11 de Outubro de 1991 morre deixando uma obra reconhecida por grandes vultos da literatura portuguesa.
A obra de Marmelo e Silva tem sido pouco divulgada mesmo depois da publicação da Obra Completa (Ed. Campo das Letras - 2002), na verdade não tem merecido ainda a atenção do público em geral e quase todos os seus livros continuam silenciados e esquecidos. Mas se existem escritores que nunca utilizaram a chamada "estratégia da glória", pode dizer-se que o autor de Depoimento (1939) pertence a um escasso número de verdadeiros criadores, não obstante este escritor paulense na sua conhecida divisa literária ter afirmado que, “não escrevia para vender livros, escrevia para os escrever”.
Quanto à evocação de José Marmelo e Silva que teve lugar no passado dia 15 de Outubro, teve como o pretexto a apresentação de um livro sobre este escritor paulense.
De facto, “O personagem na obra de José Marmelo e Silva” é o título do livro editado por Arnaldo Saraiva, na “Campo das Letras”, que foi apresentado na Covilhã, pelas 16 horas, no auditório da Biblioteca Central da UBI.
Esta iniciativa teve a sua abertura solene pelo reitor da UBI, professor João Queiroz, seguindo-se a apresentação da obra romanesca de Marmelo e Silva, por Arnaldo Saraiva, professor catedrático da Universidade do Porto. A palestra “Marmelo e Silva e a Beira”, esteve a cargo de Fernando Paulouro, director do Jornal do Fundão, já a apresentação do livro “O Personagem na Obra de José Marmelo e Silva” foi da responsabilidade de Cristina Vieira, professora auxiliar da UBI, sendo que, este livro reúne um conjunto de trabalhos de Celina Silva, Cristina Costa Vieira, João Camilo, Maria de Fátima Marinho, Paula Morão e Tânia Moreira. Ensaios que têm como objectivo, a caracterização das personagens presentes nas narrativas breves de Marmelo e Silva.
O canto e as musicas tradicionais da terra natal do escritor não podiam faltar nesta evocação, para tanto as Adufeiras da Casa do Povo do Paul, lá estiveram no Auditório da UBI onde puderam uma vez mais dar conta da sua capacidade de encantar todos os públicos com os temas do seu mais recente trabalho o CD/DVD “ Cantos da Terra”.
Este trabalho etnográfico, de reinterpretação dos cantares das gentes ligadas ao campo, às festas e romarias, origina novas linhas melódicas, donde sobressaem os sabores da tradição, originalidade e descontracção, sem perder o sabor ancestral das versões originais.
As Adufeiras da Casa do Povo do Paul, devidamente trajadas, interpretam e representam com toda a alma, o saber do nosso povo e a nossa identidade cultural, pondo em cena um repertório de grande qualidade, trabalhado criteriosamente e escolhido a partir das recolhas feitas, junto das gentes mais idóneas, que consegue entusiasmar muitas plateias como foi o caso desta actuação musical no lançamento do livro, “O personagem na obra de José Marmelo e Silva”.