Ambert à espera do Rancho do Paul

È grande a expectativa do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paul, quanto à sua participação no Festival CIOFF de Folclore Internacional – La Ronde des Copains du Monde em Ambert – França, em representação de Portugal. Abre-se assim uma janela de convivência para a comitiva portuguesa com povos de todo o mundo conhecendo novas culturas e amizades.
De 12 a 22 Julho de 2009, uma vez mais Portugal estará representado no Festival de Folclore Internacional – La Ronde des Copains du Monde em Ambert – França, pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paul.Ambert fica a pouca distância de Lyon, esta vila francesa, encontra-se colocada numa comunidade de 27.000 habitantes. No meio do Parque Livradois-Forez, Ambert abre-se numa larga planície e outrora próspera em actividades como : papel e objectos religiosos, é caracterizada hoje por uma actividade económica bastante diversificada. Local com história permite-nos descobrir os moinhos a papel, o queijo “fourme de Ambert”, Vialatte e Pourrat.
Em redor da Câmara Municipal redonda, espaços protegidos em zona de média montanha oferecem aos visitantes as possibilidades de praticar desportos de lazeres e de cheios ar. Os seus habitantes souberam unir competências para combinar tecnologias de alta tecnologia e tradição e assim, desenvolver a indústria da trança e manter o fabrico dos rosários.
Quanto ao certame mundial de folclore que anualmente se realiza sob a égide do Conselho Internacional de Organização de Festivais de Folclore – CIOFF com a responsabilidade da organização a cargo do Grupo Folclórico Livradoué Dansaire, radicado em Ambert, dura uma semana, tempo mais que suficiente para o grupo beirão mostrar a sua garra e dinâmica, bem como a sua pujante sonoridade.
Estarão presentes os seguintes países: Ucrânia, Servia, Polónia, Irlanda, Rússia, Guadalupe, Suíça, Bolívia, Colômbia, França, Córsia, Kénia, Sri Lanka e claro está Portugal.
Um convite à evasão
Os protagonistas deste encontro internacional, vão partilhar experiências, culturas, conviverem e acima de tudo, defenderam a “Paz e Amizade entre os Povos” sempre presente nestas reuniões de interculturalidade.
Na missiva do presidente do Festival de Ambert, Patrick Pascal, disponível no site do grupo francês faz-nos uma retrospectiva diferente da história deste encontro internacional, “há um mundo cheio de coisas a dizer durante 20 anos de festival. Os momentos de divisão com crianças romenas; encontros insólitos com verdadeiros aborígenes australianos; descobertas inconcebíveis; momentos de festa com mexicanos endiabrados; amizades muito fortes com cubanos; momentos inolvidáveis com palestinos… E ainda muitas palavras e imagens, olhares, amizades… Uma semana de festival, é um enriquecimento sob qualquer ponto de vista, aprende-se a conhecer outras culturas, outros territórios. Descobre-se linguagens muito diferentes e modos de vida totalmente opostos, uns e outros convidam à viagem pela identidade cultural de cada país … à evasão…”.
De acordo, com a mesma fonte na apresentação da delegação portuguesa pode ler-se, "este grupo vem da vila de Paul, situada na região centro Beira Baixa, perto da cidade de Covilhã, em Portugal. O seu reportório é procedente de uma tradição de lendas e antigos costumes que é transmitido de geração em geração. As canções estão entre as mais bonitas de Portugal, com temas do trabalho e do amor. As danças são graciosas, originais e raras, frequentemente acompanhadas de tambores e adufes. Esta formação tem participado em numerosas manifestações no seu país. Viajou através de toda a Europa para mostrar os seus costumes. Vieram a França, aos festivais de Confolens e de Montignac e os seus tambores ressoam ainda no coração dos seus habitantes. Deleitamo-nos ao receber este grupo, que encantará as nossas noites com a sua alegria legendária e a sua convivialidade. Garantimos que passarão um excelente momento na sua companhia". Afirmam os responsáveis do Festival Ambert.
Espectáculo “Cantos e Sons da Terra” já afinado
Pela sua parte o Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paul, está preparado para esta viagem… este convite à evasão, mas sempre com a responsabilidade bem presente, estando já preparar cuidadosamente esta digressão por terras gaulesas com o espectáculo “Cantos e Sons da Terra”, onde é feita uma abordagem transgressora, sonora e visual, das tradições perdidas no tempo, emergindo o potencial das danças e a sonoridade ora, harmoniosa dos adufes e pedrinhas, ora, pujante dos bombos, caixas, gaita – de – foles e pífaro.
Na verdade, o grupo paulense anseia demonstrar (como tem sido seu apanágio) que está altura de mais esta representação nacional e merecer a confiança dos responsáveis deste festival que numa tradução livre tem por mote " A Ronda dos Amigos do Mundo".
Para já a comitiva portuguesa parte no dia 12 do corrente mês para Ambert, levando consigo a certeza que irá defender o seu país com a determinação que sempre tem, desde logo no espectáculo de abertura onde terá a seu lado o Brasil - Polónia – Guadalupe - Sri Lanka - Sérvia e Bolívia , cabendo a Portugal participar na Noite Privilégio que encerra o festival na companhia da Polónia - Sri-Lanka e Quénia.
Iremos acompanhar a par e passo a digressão do grupo paulense nesta passagem por Ambert – França, pelo que, iremos dar conta da mais esta intervenção além fronteiras do representante de Portugal no festival – “A Ronda dos Amigos do Mundo”.
(Fonte " Inforpaulense")