Rancho nos 50 anos da Fundação Mário da Cunha Brito em São Pedro de Alba

Inaugurada a 31 de Maio de 1959 a Fundação Mário da Cunha Brito, sedeada em São Pedro de Alba, está este ano a comemorar o seu cinquentenário.
Este terá sido um dos motivos do convite para o Rancho Folclórico Casa do Povo do Paul, actuar no passado dia 9 de Agosto/09, no largo que existe no exterior desta Fundação, outro motivo certamente tem haver com uma paulense aqui trabalhar há mais de uma década como animadora social de seu nome Teresa Rato, que ajudou na escolha do grupo paulense.
A Fundação, tem como população alvo famílias com idosos e/ou dependentes e famílias com crianças, na actualidade, a resposta existente passa por um Lar de Idosos, Centro de Dia, Apoio Domiciliário,
Gabinete de Acção Social e Centro de Fisioterapia.
Com uma obra desta ainda em crescimento e já com cinquenta anos de existência a Fundação Mário da Cunha Brito, tem motivos para comemorar e durante este ano está a realizar algumas iniciativas, entre as quais, incluiu a vinda do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paul, que pese embora, ter-se deslocado a São Pedro de Alba, com uma delegação que nem chegava à vintena fez uma actuação sóbria, sem sobressaltos e de mérito.
De facto, num palco montado para o efeito, defronte do edifício da Fundação, onde os seus utentes já estavam instalados e que constituíam um
publico muito especial já no Outono da vida, o rancho paulense evoluiu durante uma hora e um quarto, viajando por um reportório variado, protagonizado de forma individual e em conjunto pelas Adufeiras e Bombos, sem esquecer os bailarinos/as que sendo poucos estiveram em todas.
A prestação do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paul, conseguiu entusiasmar os idosos e restante público já que o espectáculo era também aberto à população em geral, o mesmo acontecendo a Teresa Rato e aos responsáveis da Fundação.
No final a organização serviu um arroz de carne que soube a “ ginjas”, antes nos corredores da Fundação, os idosos ainda visivelmente eufóricos iam agradecendo os momentos que o rancho paulense lhes proporcionou.