Santa Bebiana promete animar as ruas da vila

Cortejos temáticos, danças serranas e folguedos ao som das gaitas e outros instrumentos, procissão monumental seguida de sermão no Largo da Praça com pregador, artesanato, tasquinhas e grande animação de vários grupos, são entre muitos outros, os aliciantes da mais uma edição dos festejos à Santa Bebiana, que vão ter lugar nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro/09.
Outrora festejada por pastores e agricultores, durante o mês de Dezembro, a Santa Bebiana durante anos esteve na memória colectiva mas não se festejava estando quase a cair no esquecimento.
Nos últimos anos a dimensão e projecção da Festa da Santa Bebiana ganhou novos contornos e durante três dias as ruas centrais da vila transfiguram-se, viajam no tempo, acolhem os “ devotos” e as diversas iniciativas desta “ sui generis” festa.
De facto, a escassez de registos quase inexistentes sobre este evento, não permitem uma leitura segura sobre a forma como era comemorada, todavia, pela avaliação do que dizem os mais idosos, infere-se que os pastores andavam com o gado nos vales do Paul e arredores, colocando os chocalhos na cintura e juntos com os ganhões festejavam junto às pipas de vinho, esta profecia. Após a ronda por todos os pipos, faziam uma grande ceia, onde o mais atrevido pregava o sermão para os “irmãos” e rezava-se o Pai-nosso dos Bêbedos.
Muita animação
Cumprindo com seu desiderato cultural, a Casa do Povo do Paul, em boa hora meteu ombros à tarefa de recuperar esta tradição e nos últimos anos tem sido a responsável pela realização desta iniciativa já hoje uma referência obrigatória no calendário cultural da freguesia e do concelho.
A edição deste ano promete ainda mais animação e um programa de encher o olho. Logo na sexta-feira 4 de Dezembro pelas 21 horas -Abertura das tasquinhas e recepção à Santa Bebiana, seguindo-se uma arruada com bombos, gaitas e fanfarras. A animação do circuito onde estão colocadas as tasquinhas e os artesãos está a cargo nesta noite dos Zabumbas da Casa do Povo do Paul, Nem Fun Nem Fá, Míscaros, Dedo Mindinho e Sons da Suévia.
No sábado 5, a oferta sobe a parada com a abertura das tasquinhas para as 15 horas com a respectiva animação de rua, contudo, o grande momento está reservado para as 21 horas com a Procissão da Santa Bebiana com archotes, estandartes e a carroça do vinho….Animada com rezas bem regadas, preludio para o Sermão no Largo da Praça com pregador de fora abrilhantado pelas “Cantadeiras de hábito…” é claro que a musica, a boa jeropiga que mais cedo ou mais tarde anima a rapaziada e de que maneira e os petiscos ganharão um novo fôlego logo que terminar o sermão, sendo que, a animação de rua e nas tasquinhas é com os Foliões da Festa: Fanfarra Sacabuxa, Míscaros, Dedo Mindinho, Foles da Beira, Fonte da Pipa e Sons da Suévia.
Mas voltemos à procissão e ao sermão momentos impares destes festejos. O quadro da procissão é invulgar, transgressor, surrealista. À frente o estandarte, logo seguido pelos confrades todos de archote em punho. O cortejo tem ainda na sua composição outros elementos que fazem soltar as gargalhadas dos populares, contudo, uma das figuras de proa costuma ser o burro atrelado à carroça transportando um pipo de vinho com o objectivo de saciar a sede dos populares e dos “crentes” devidamente trajados com a “opa de serapilheira” e sempre atentos à “pregação” do orador que se acoita num “majestoso” palium feito também de serapilheira.
Já quanto ao “sermão” é muito intenso e de grande fervor, com momentos verdadeiramente hilariantes este ano com a particularidade de ter momentos musicais com as Cantadeiras da Santa Bebiana. Imperdível.
Retratar fielmente o arraial antigo
A festa continua pelas 15 horas, no domingo 6, com a abertura das tasquinhas e dos espaços do artesanato que este ano já ultrapassam três dezenas, (recorde-se que começou por haver meia dúzia) seguindo-se meia hora mais tarde a arruada pelas ruas com: bombos, gaitas e adufes da Casa do Povo do Paul, Míscaros, Foles da Beira, Fonte da Pipa, Sons da Suévia e Rancho Folclórico da Boidobra, sendo que o rancho da Boidobra, irá logo que terminar a arruda animar os Jogos Tradicionais nos “Largos” da Festa. À noite haverá tempo para os “ cantares ao desafio, baile mandado e animação com os foliões da Santa Bebiana.
Entretanto, a organização a cargo da Casa do Povo do Paul, que conta com alguns apoios, nomeadamente: Câmara Municipal da Covilhã, Junta de Freguesia do Paul, Inatel, Instituto Português da Juventude, Agrupamento de Escolas Entre-Ribeiras Paul e Rádio Cova da Beira, apela às pessoas que venham festejar a padroeira do vinho, mas sugere que vão ao baú das roupas e procurem vestir-se como antigamente faziam as gerações que nos antecederam, visando o objectivo de revisitar a tradição e simultaneamente dar uma imagem colectiva de arraial antigo o mais perto da realidade que pretende retratar.
( "Fonte Inforpaulense")