Portugal representado em França pelo Rancho do Paul

De 12 a 22 Julho de 2009, uma vez mais Portugal estará representado no Festival CIOFF de Folclore Internacional – La Ronde des Copains du Monde em Ambert – França, pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paul.
Este certame mundial dura mais de uma semana, tempo mais que suficiente para o grupo beirão mostrar a sua garra e dinâmica, bem como a sua pujante sonoridade.
È também mais uma oportunidade para a comitiva portuguesa conviver com povos de todo o mundo, conhecer novas culturas e amizades.
Estarão presentes os seguintes países: Ucrânia, Servia, Polónia, Irlanda, Rússia, Guadalupe, Suiça, Bolívia, Colômbia, França, Córsia, Kénia, Sri Lanka e claro está Portugal .
Na missiva do presidente do Festival, Patrick Pascal pode ler-se, “há um mundo cheio de coisas a dizer durante 20 anos de festival! Podia-se fazer muito simplesmente um historial mas altera-se ligeiramente… de uma apresentação clássica de um grande festival como “a ronda dos amigos do Mundo”, porque não propor algumas anedotas! … 20 anos de festival e os momentos de divisão com crianças romenas; encontros insólitos com verdadeiros aborígenes australianos; descobertas inconcebíveis com yakouts; momentos de festa com mexicanos endiabrados; amizades muito fortes com cubanos; momentos inolvidáveis com palestinos… E ainda muitas palavras e imagens, olhares, amizades… Uma semana de festival, é um enriquecimento sob qualquer ponto de vista, aprende-se a conhecer outros culturas, outros territórios. Descobre-se linguagens muito diferentes e modos de vida totalmente opostos, uns e outros insistem à viagem… à evasão…”.
Também numa tradução livre do texto que apresenta a delegação portuguesa no site oficial do certame pode ler-se, "este grupo vem da vila de Paúl, situada na região centro Beira Baixa, perto da cidade de Covilhã, em Portugal. O seu reportório é procedente de uma tradição de lendas e antigos costumes que é transmitido de geração em geração. As canções estão entre as mais bonitas de Portugal, com temas do trabalho e do amor. As danças, " Vira" , " Pica a pé" , são graciosos, originais e raras, frequentemente acompanhados de tambores e adufes. Esta formação tem participado em numerosas manifestações no seu país, nomeadamente na exposição universal realizada em Lisboa em 1998, e recebeu numerosos apreços. Viajou através de toda a Europa para mostrar os seus costumes. Vieram a França, aos festivais de Confolens e de Montignac e os seus tambores ressoam ainda no coração dos seus habitantes. Deleitamo-nos ao receber este grupo, que encantará as nossas noites com a sua alegria legendária e a sua convivialidade. Garantimos que passarão um excelente momento na sua companhia". Afirmam os responsáveis do Festival Ambert.
Pela sua parte o Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paul, está preparado para esta viagem, este convite à evasão, mas sempre com a responsabilidade bem presente, estando já preparar cuidadosamente esta digressão por terras gaulesas enquanto anseia demonstrar (como tem sido seu apanágio) que estará altura de mais esta representação nacional e merecer a confiança dos responsáveis deste festival que numa tradução livre tem por mote " A Ronda dos Amigos do Mundo".
Para mais informações sobre este importante festival consulte o seu site oficial.
Se quiser aceder directamente ao link de Portugal deste site.