Música tradicional une beirões e galegos

O intercâmbio cultural entre a Associação Meiramar Axóuxeres – Galiza e a Casa do Povo do Paul, foi o motivo da aproximação de galegos e beirões. A música tradicional fez a ponte entre estas associações. A portuguesa aproveitou para visitar Santiago de Compostela e já em Moaña, o Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paul, surpreendeu os galegos com o espectáculo “ Cantos e Sons da Terra”.
Tudo começou quando um membro da direcção da Associação Folclórico Cultural e Juvenil – Meiramar Axóuxeres, sedeada em Moaña – Galiza, em visita ao nosso país viu actuar o grupo paulense, daí até à formalização do convite para se iniciar um intercambio cultural foi um passinho, até porque, ambas as partes identificam-se com a defesa da autenticidade, usos e costumes das respectivas regiões e mais do que isso, comungam ideais e um tipo de folclore diferenciado mas sustentado na pureza do mesmo.
Com efeito, a primeira parte do intercambio começou a cumprir-se com o Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paul, a rumar até à Galiza – Espanha, para num dois em um, levar as suas musicas e danças por terras espanholas e visitar Santiago de Compostela, uma cidade mundialmente famosa pela sua catedral de fachada barroca onde acorrem os peregrinos que perfazem os Caminhos de Santiago de maneira a depararem-se com o manto de Santiago, um dos apóstolos de Cristo, cujo corpo se diz que foi trasladado para aquele lugar.
Finda a visita à capital da Galiza o grupo dirigiu-se Moaña, uma vila marinheira situada no centro – oeste da Província de Pontevedra. Moaña, ocupa a parte meridional da Península de Morrazo, um conjunto marcado pelas rias de Pontevedra e de Vigo, que constituem uma referência histórica e natural. A sua ligação com o mar a par com o meio rural muito rico serve de inspiração para a realização das feiras sustentáveis da Galiza, onde se inclui a Feira Tradicional de Artenailla, organizada pela Associação Meiramar Axóuxeres, anfitriã do grupo português.
Relação cultural deve continuar
Era no âmbito desta feira de “arte na ilha”, que estava previsto a actuação do grupo do Paul, se o tempo o tivesse permitido, na verdade, as condições climatéricas adversas obrigaram mesmo a organização a cancelar a 5ª edição da Feira Tradicional de Artenailla.
Mas se foi cancelada a feira, a vontade dos portugueses em mostrarem o espectáculo “ Cantos e Sons da Terra”, não foi alterada por este contratempo. E com a garra que lhe é peculiar entrou no palco da feira já abrigado numa tenda gigante e realizou a sua “performance”.
O público galego muito receptivo não ficou indiferente à simbiose entre várias sonoridades e danças e que no ano passado em Montignac, conquistaram o publico francês e vibrou com a entrega do grupo visitante, chegando mesmo a interagir agir com ele. Por outro lado, era bem visível a satisfação do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paul, pela forma como soube representar um pouco do folclore nacional e pela receptividade deste novo projecto etnográfico “ Cantos e Sons da Terra”
Para o presidente da Associação Meiramar Axóuxeres, este intercambio deve ter continuidade e fazer historia nas duas associações intervenientes, “ este é um inicio de um relação cultural que se quer muita longa entre portugueses e galegos, só assim podemos defender as nossas identidades e preservar o que de melhor tem os nossos povos relativamente às suas tradições”. Esclarece Eugénio Pinheiro que acrescentaria logo de seguida,” foi pena que o mau tempo nos obrigasse a cancelar as actividades de projecto cultural configurado na 5ª edição da Feira Tradicional de Artenailla, ainda assim quero agradecer a disponibilidade do grupo português em actuar nestas condições. Aliás, em pouco tempo conseguimos juntar neste espaço muita gente que adorou os Bombos e Adufes da Casa do Povo do Paul. O folclore que apresentou o grupo português marca a diferença e por isso nós estamos muito satisfeitos com sua vinda, até porque, cumprimos aquilo que prometemos, ou seja, trazer todos os anos grupos inovadores e que têm outra perspectiva sobre as raízes da música tradicional. Recebemos os parabéns de muita gente por termos feito esta aposta no grupo do Paul.”. Asseverou este dirigente galego.
Balanço positivo no “dois em um”
A chefe da comitiva portuguesa não escondia também a sua satisfação, “ os nosso amigos galegos foram uns excelentes anfitriões. Este tipo de iniciativas é um elo de ligação muito forte entre os povos e culturas, algo distintas mas que, comungam dos mesmos objectivos quanto à preservação da sua identidade cultural. Agora estamos ansiosos que a Associação Meiramar Axóuxeres, visite o Paul para retribuirmos a sua hospitalidade”. Comentava Leonor Narciso, que de seguida fazia um balanço positivo deste intercâmbio,” esta viagem à Galiza foi francamente positiva, por que fizemos dois em um. Proporcionámos aos elementos do nosso rancho folclórico momentos de lazer com a visita a Santiago de Compostela, isto por um lado, enquanto por outro, tivemos a oportunidade de mostrar ao publico galego o potencial, as danças e a sonoridade ora, harmoniosa dos adufes e pedrinhas, ora, pujante dos bombos, caixas, gaita – de – foles e pífaros, tudo conjugado no espectáculo “ Cantos e Sons da Terra”, que a fazer fé nos comentários que ouvimos e na reacção do público foi do agrado geral”. Rematou a presidente da direcção da Casa do Povo do Paul.
(" Fonte Inforpaulense")